domingo, 20 de maio de 2012

A Educação Universitária, o Dia do Pedagogo e as Pedagogias Institucionais

20 de maio, Dia do Pedagogo, embora saibamos que todos os dias são dias de uma profissão. De toda forma, cabe o registro, e mais do que isto: um realce na relevância de serem operadas clarificações teóricas e definições conceptuais no campo dos estudos pedagógicos. Para que este campo ganhe consistência epistemológica. É um desafio a ser enfrentado, onde deve se (re)pensar, por exemplo, o escopo da Educação Superior. Por onde começar? Primeiro, pondo de parte o oba-oba em torno de determinadas correntes pedagógicas e procurando assimilar formulações que, embora às vezes desconhecidas, têm emergido com consistência analítica, como é o caso das Pedagogias Institucionais (ou o Movimento Institucionalista Francês, como também elas são chamadas). Neste sentido, vale uma leitura de Les Pédagogies Institutionnelles, de Jacques Ardoino e René Lourau, para se buscar aportes para tratar, dentre outros, de temas como formação contínua, ambiente social dos estabelecimentos de ensino e sua dinâmica interna. Uma recensão do livro pode ser lida aqui: http://www.erudit.org/revue/rse/1997/v23/n2/031926ar.pdf


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